
Jovens nordestinos estão usando o TikTok para trazer de volta músicas antigas de forró, vaquejada e toada. Com criatividade e leveza, transformam essas canções em trilhas de vídeos engraçados, danças e cenas do dia a dia. O que antes embalava festas e vaquejadas agora conquista espaço nas redes sociais, em formatos modernos e cheios de personaliade, mostrando que tradição e modernidade podem andar lado a lado, com muito ritmo, carisma e sotaque.
Essa tendência vem aproximando gerações, já que muitos conhecem essas músicas por influência dos pais ou avós. Canções de bandas como Mastruz com Leite, Calcinha Preta, Toca do Vale e Sela Rasgada voltam ao topo das playlists, ganhando milhões de visualizações em conteúdos que misturam humor, coreografias e momentos nostálgicos.
Com a chegada do mês de junho, e a aproximação do período junino, as trends nordestinas têm se intensificado na plataforma. Com dicas de moda, inspiração de looks para a vaquejada, playlists diversificadas e até aulas de como dançar piseiro, os jovens nordestinos têm utilizado a rede social para perpetuar os traços e características da cultura nordestina e cearense.
Além do aspecto viral, esse fenômeno revela como as redes sociais podem funcionar como ferramentas de valorização cultural. Ao resgatar canções esquecidas pelo mercado tradicional, os jovens reafirmam a importância do forró, da vaquejada e da toada como expressões vivas da identidade nordestina. Esse processo mostra que o entretenimento digital também pode educar, conectar e construir memória coletiva.