Inep divulga  gabarito oficial do ENEM 2020 nessa terça (27)

O gabarito ainda não tem horário definido de divulgação.




Cotidiano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulga hoje (27) os gabaritos das provas oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. 

As respostas das provas objetivas podem ser conferidas no site do Inep ou no aplicativo do Enem, desenvolvido pelo Instituto. Entretanto, não é possível saber a nota que o participante obteve no exame, pois o método de correção do Enem, chamado de teoria de resposta ao item (TRI), detecta as incoerências no acerto das questões. 

Ou seja, se o participante acerta questões consideradas difíceis, mas erra as fáceis, o TRI registra como chute e diminui a nota do candidato. 

Resultado final 

De acordo com Inep, a previsão para a divulgação das notas finais será dia 29 de março, onde os participantes saberão também o seu desempenho na redação. 

Os participantes poderão usar as notas para ingressar no ensino superior, além de participar dos programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova, índice que ficou marcado como a maior abstenção já registrada durante a história na prova. 

Pandemia e reaplicação 

 O exame aconteceu durante a pandemia da Covid-19, um cenário atípico onde os concorrentes tiveram que cumprir minimamente os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os participantes que estavam com sintomas do coronavírus ou outra doença infectocontagiosa não puderam comparecer aos locais de prova. 

Além desses participantes com sintomas, os inscritos na prova que não conseguiram realiza-la por superlotação nas salas, ou adiamento do exame nos estados, poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

O prazo para solicitar a reaplicação se encerra dia 29 de janeiro, e pode ser realizado na Página do Participante. 

Sobre Bruna Santos

Graduanda em jornalismo pela UFCA. Entusiasta de política, café, mundo nerd e gatos.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.