Deputado italiano diz que Carla Zambelli foi presa em Roma após recusar entregar celular

Deputada Carla Zambelli, em Roma desde o fim de semana, teria sido detida por recusar entregar celular; defesa e governo ainda não confirmam.

Cotidiano

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está supostamente detida em Roma, na Itália, conforme afirmou nesta terça-feira (29) o deputado italiano Roberto Vannacci, em entrevista a uma emissora local.

Segundo Vannacci, que tem relações políticas com Zambelli e é ligado à extrema direita italiana, a parlamentar brasileira teria sido abordada pela polícia e se recusado a entregar seu celular, motivo que teria levado à sua prisão.

Zambelli está na capital italiana desde o último fim de semana. Até o momento, não há confirmação oficial da detenção por parte da defesa da deputada ou do governo brasileiro. O Itamaraty foi procurado, mas não emitiu nenhum posicionamento.

O deputado italiano criticou o que chamou de “perseguição política” e declarou que Zambelli foi “tratada como criminosa por defender suas ideias”.

Carla Zambelli é alvo de várias investigações no Brasil, entre elas suspeitas de participação em atos antidemocráticos durante e após as eleições de 2022, além de possível envolvimento em um esquema de espionagem ilegal investigado pela Polícia Federal.

Espera-se que, nas próximas horas, a defesa da deputada ou as autoridades italianas se manifestem oficialmente sobre o caso.

publicidade
publicidade