Atividade física ajuda a envelhecer com mais saúde

Pilates é uma das modalidades indicadas para público sênior




Cotidiano

Envelhecer não é mais um tabu para muitos, e deixar de fazer algo por conta da idade, também não. Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas com 60 anos ou mais, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Desta população, 18,5% ainda trabalham e 75% contribuem para a renda de onde moram. Para se manter saudável e produtivo, a busca pelo cuidado integral da saúde (corpo, mente e alma) também é importante entre o grupo maturity e sênior.

Entre as diversas opções de exercícios que auxiliam a manter a saúde holística, está o pilates, modalidade que conquistou os brasileiros e consiste na prática de alongar, fortalecer e equilibrar o corpo.

Segundo a fisioterapeuta Nathália de Souza, professora de Pilates da Universidade Sem Fronteiras (UNISF), a atividade é ainda mais benéfica para aqueles que procuram envelhecer bem ou até mesmo se recuperar de alguma lesão. “O pilates é uma atividade direcionada individualmente a cada pessoa, que atua nos mais diversos objetivos e casos. Por melhorar a densidade óssea, a postura, a flexibilidade, a consciência corporal, ajudar na perda de peso, reduzir o estresse e aumentar a disposição, faz toda a diferença a curto e longo prazo para todos os que praticam.

Os benefícios para a vida dos alunos também são notados pela profissional. “Por conta das aulas, os alunos conseguem exercer suas atividades diárias, de lazer e esporte sem dor ou limitação. O preparo muscular proporciona as condições ideais para que possam fazer sua rotina da melhor forma possível”, finaliza.