Animais ajudam pessoas a enfrentar a solidão no isolamento social

Carinho e benefício da companhia dos bichinhos devem ser retribuídos com atenção aos pets.




Alguns amigos especiais têm ajudado pessoas a lidar com a ansiedade, reduzir o estresse e aliviar a solidão desencadeada neste período de isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os animais domésticos, como cães e gatos, têm sido grandes aliados da população no enfrentamento dos momentos difíceis.

De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Inês Nunes Queiroga, pesquisas apontam resultados satisfatórios na utilização de animais como recurso terapêutico. Segundo a docente, os dados revelam que os pets proporcionam maior qualidade de vida às pessoas, contribuindo para reduzir sentimentos de solidão e auxiliando na melhoria de condições físicas e psicológicas.

“É notável a projeção realística de sentimentos que as pessoas fazem nos seus animais, captando a vulnerabilidade que também há nos bichinhos. Nomeia-se esse processo por identificação projetiva e, assim, o animal passa a ser a força motivadora na rotina de seus tutores”, explica a docente.

Reciprocidade no cuidado com os pets

A profa. Inês lembra que, como em qualquer relacionamento, o cuidado e o afeto devem ser bilaterais. É importante retribuir a atenção, o carinho e o benefício da companhia dos bichinhos, sem menosprezar as necessidades dos pets durante o isolamento social. Afinal, eles também sentem as mudanças na rotina causadas pelo isolamento social e podem ficar ansiosos.

Conforme a docente, os animais domésticos são seres sencientes, ou seja, são dotados de natureza biológica e emocional, tendo plena capacidade de sentir e vivenciar sentimentos de forma consciente e, por isso, são passíveis de sofrimento. “Os animais sentem e sabem quando são amados e bem cuidados”, assegura.

Leia mais:

Saiba como cuidar da saúde do seu pet durante o período de isolamento social

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Luca Souza
Carregar Mais Em Cotidiano

Sobre Luca Souza

Estagiário no setor de criação de conteúdo do Foobá

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.